domingo, 21 de junho de 2009

A Escrava de Córdova, de Alberto Santos

Sinopse:A Escrava de Córdova segue a vida de Ouroana, uma jovem cristã em demanda pela liberdade e pelo seu lugar especial no mundo. Uma história inolvidável de busca de felicidade que tem lugar nos séculos X-XI, numa época pouco tratada pela Historiografia oficial e mesmo pela ficção romanceada. Um pretexto para uma brilhante explicação sobre o caldo cultural e civilizacional celto-muçulmano dos actuais povos peninsulares e uma profunda explanação sobre as origens, fundamentos e consequências da conflituosidade étnico-religiosa que hoje, tal como no distante ano 1000, ainda grassa no mundo.

A minha opinião:
A Escrava de Córdova é um livro bem interessante. Para além de relatar uma época pouco retratada neste estilo literário, é também passada na nossa península, o que me permitiu completar algo do meu conhecimento.

A narrativa fala sobre uma princesa cristã, Ouroana, que é feita prisioneira por um grupo e que a vende como escrava em Córdova. É la que conhece o filho do casal, Abdus, pelo qual se apaixona. Através da vida de Ouroana e de todos aqueles com quem teve contacto, podemos ver o lado cristão e o lado árabe na mesma época, pelo tempo que ela passa nos dois locais. Gostei muito de notar as suas diferenças e como as três religiões co-habitavam. Envolvi-me completamente no contexto e foi cativante acompanhar a narrativa. Na minha opinião, os aspectos do quotidiano, em particular do árabe, foram bem descritos e eu, que pessoalmente não sou fã de descrições demasiado longas, gostei da escrita deste autor. Fico à espera do seu novo livro.

1 comentário:

Mariana disse...

Eu adorei este livro e recomendo a toda a gente.
Já estou a pensar no outro livro dele "A Profecia de Istambul".