A Minha opinião: [Antes de se questionarem, não, não li O Perfume, pelo que não poderei de todo comparar este pequeno livro com a obra mais conhecida do escritor.]
O Contrabaixo foi um daqueles livros de que nunca teria tomado conhecimento se não fossem os blogs de leitura que habitualmente visito. Após duas críticas que me deixaram bastante curiosa, decidi lê-lo ainda antes d' O Perfume. O resultado: muito positivo.
Dada a extensão do livro não esperava uma grande obra-prima, no entanto, fiquei muito surpreendida. Os ingredientes do livro eram perfeitos para uma apaixonada pela música (e sua história) que por acaso até tocou violoncelo. De certa forma, já estava à espera de gostar, de uma maneira ou outra teria de identificar o contrabaixista com algumas almas de músicos que tenho encontrado pelo caminho. No entanto, isso não foi o único de que gostei. A escrita era muito boa e apesar da personagem ir deambulando por vários temas, tudo parecia natural, real. Além disso, todo o cenário estava muito interessante. O monólogo do contrabaixista e os seus devaneios juntamente com os trechos musicais que ele e eu iamos ouvindo resultaram num cenário muito realista, em que o leitor como que está ali a ouvir os seus pensamentos, identificando-se com alguns, querendo refutar outros, mas sem poder fazer nada a não ser ouvir o pobre homem.
Apesar de ter lido o livro de uma perspectiva um pouco musical, uma pessoa menos ligada à música poderá disfrutar deste livro, a julgar pelas opiniões que li (esta e esta) e também porque não é necessário ter conhecimento musical para perceber as metáforas que vão aparecendo ao longo do monólogo do contrabaixista. Afinal de contas, como ele próprio diz, a orquestra nada mais é do que uma imagem da sociedade humana.
Uma pequena leitura que se lê de um fôlego, mas não por isso menos interessante.
Classificação: 7/10 - Bom
4 comentários:
É realmente um bom livro, embora, se compararmos com "O Perfume", nem lhe chega aos calcanhares!
E sim, é uma forma disfarçada de dizer que TENS que ler "O Perfume" =D
Okay, obrigada. Espero gostar de ler O Perfume tanto como tu gostaste :)
Gostei de ambos os livros. Claro que O Perfume tem outra dimensão....
Já li os dois e levo ambos em alta consideração (O Perfume era o meu livro favorito na adolescência). O perfume é um romance enquanto O Contrabaixo se trata de uma peça de teatro (Patrick Suskind era argumentista antes de ser escritor). Na minha opinião, fazer uma comparação não faz sentido.
Enviar um comentário