segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón

Sinopse: A Sombra do Vento é um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e os feitiços dos livros num crescendo de suspense que se mantém até à última página.

Opinião: Gostei bastante de ler este livro! A história é fantástica, viciante, surpreendente, imprevisível. Agarra desde a primeira até à última página, sempre deixando o leitor na expectativa, tal como um bom livro deve ser.

A história começa com a visita de Daniel ao Cemitério dos Livros Esquecidos, onde ele é como que chamado por um livro. Este livro esconde, como todos os livros, uma história por detrás, a história do seu autor. Mas este livro esconde uma história ainda mais surpreendente, um verdadeiro mistério que vai se vai descobrindo ao longo do livro.

Uma livro que aconselho a todos, aos amantes da leitura ou não, pois este livro, em especial, mostra o quanto um livro pode mudar a vida de uma pessoa.

Classificação: 8/10 - Muito Bom

13 comentários:

Claudia Oliveira disse...

Acho o livro excelente mas não é agarra logo na primeira página. vai aos poucos e depois custa a largar. Foi um dos meus livros preferidos este ano.

Diana Marques disse...

Gostava imenso de ler esse livro, sempre que leio críticas, todas falam bem!

Jacqueline' disse...

Diana, não me admiro, eu própria o li porque também só ouvia falarem bem dele. Lê, tenho a certeza que também vais gostar :)

Tiago Mendes disse...

Eu tenho de admitir - não foi dos livros mais fáceis que já li. Mas, no fim, gostei do resultado. Achei que a escrita não era, no entanto, suficientemente viciante... :P

Mas gostei, como já disse!

Jacqueline' disse...

Tiago, não percebo porque dizes que não foi um dos livros mais fáceis de ler... Tem a ver com a investigação ou a escrita do autor?

Tiago Mendes disse...

A certa altura, parece que a história se prolonga por demasiado tempo; há ali uma parte, para o meio, em que parece que o autor estica um bocadinho a história, prolongando-a demasiado. E mesmo a própria escrita, na minha opinião, também não é das mais entusiasmantes. Faltava qualquer coisa...

Isabel Maia disse...

Eu li o livro no ínicio do ano e gostei muito. O autor cria uma atmosfera mágica sobre Barcelona que dá vontade de ir lá, percorrer as ruas, descobrir os lugares, tentar encontrar a essência das suas palavras.

Tinkerbell disse...

adorei este livro quando o li e quero mt ler o segundo o jogo do anjo, a escrita dele fascinou-me com sombra de vento

Jacqueline' disse...

Tiago, eu nem gostei nem desgostei da escrita do autor, achei-a normal. O que me prendeu realmente foi o enredo da história, isso sim, foi o que se destacou para mim.

Isabel, concordo contigo. No entanto, penso que atmosfera mágica sobre Barcelona, é conseguida através do mistério da própria história :)

Jacqueline' disse...

Comentários com um minuto de distância :)

Tinkerbell, estou como tu, vou ver se consigo futuramente ler o ouro livro dele :D

Viajante disse...

Já há algum tempo que queria ler este livro!!
Especialmente por ler sempre tão boas criticas literárias...

Ofereceram-me hoje e espero lê-lo em breve! :)

Boas leituras,
Estrela

Tita disse...

Comprei os dois livros do autor e li-os de seguida... achei A Sombra do Vento um livro delicioso =D Adorei!!

Sofia disse...

Este livro é realmente fantástico! Li-o há uns dois anos, estava no 11º, e lembro-me de ir no carro a caminho da escola com o livro nas mãos e de andar com ele à frente do nariz porque não o conseguia largar. =D Mesmo o livro que estava a precisar de ler na altura. Ainda gostei mais do Jogo do Anjo, por acaso.