quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A Prenda, de Cecelia Ahern

Sinopse: Todos os dias Lou Suffern, um arquitecto bem-sucedido de Dublin, travava uma batalha inglória com o relógio, na tentativa vã de responder às múltiplas solicitações profissionais, familiares e sociais. Vivia a um ritmo vertiginoso. Tudo se sobrepunha, tinha sempre outros sítios onde estar, outros compromissos a que responder. O seu desejo de ascender a níveis cada vez mais elevados de sucesso e perfeição afastou-o do que era realmente importante na vida. E assim foram correndo os dias até àquela gelada manhã de terça-feira em que resolveu oferecer um café a Gabe, o sem-abrigo que costumava sentar-se perto da entrada do seu escritório. À medida que o Natal se aproxima e que Lou vai privando mais de perto com Gabe, a sua perspectiva de tempo vai-se alterando e espera-o uma dura lição de vida. Emocionante e divertida, esta narrativa onde está sempre presente o espírito de Natal, faz-nos reflectir sobre a importância do tempo e rever as prioridades da nossa própria vida.

A Minha Opinião: Em primeiro lugar, eu nunca leria A Prenda se não o tivesse ganho num passatempo. Apesar de ter visto o filme P.S- Amo-te e querer ler o livro quando surgisse a oportunidade, nunca tinha lido nada da autora, pelo que não tinha grandes expectativas sobre este livro. Ainda por cima, como já devem ter reparado, não costumo ler muito romances. No entanto, A Prenda revelou-se numa agradável surpresa, para o que estava à espera.

Este livro começa quando, na noite de Natal, um rapaz atira um peru congelado para a janela da casa do seu pai. Quando este rapaz se encontra na esquadra, o polícia começa-lhe a contar uma história que acontecera nesse Natal, a de Lou Souffern, o arquitecto, na esperança de lhe dar uma lição, de lhe passar uma mensagem. Uma mensagem interessante, que Cecelia conseguiu passar de uma maneira agradável, através duma escrita que eu gostei bastante e que conseguiu tocar-me.

Porém, o livro não me prendeu do início até ao fim, sendo que à excepção de uma personagem que achei fascinante, Gabe, e obviamente o desejo de surpreender-me no final, pouco mais me agarrou à história. Contudo, como adorei o final, tanto pela mensagem como pelo rumo que a história seguiu, o resultado foi positivo e deixou-me bastante emocionada, visto que quando o acabei, tinha mexido mais comigo do que eu pensava.

Classificação: 6/10 - Bom,mas deixa a desejar

[Leitura terminada a 31 de Dezembro de 2009]

1 comentário:

Juliet disse...

Querida Jacque, estou ansiosa por ler este livro *