sábado, 18 de julho de 2009

No rasto de Anne Frank, de Ernst Schnabel

Encaro este livro como um complemento ao diário. Através dos testemunhos das 42 pessoas que estiveram em contacto com Anne, sabemos um pouco mais sobre a sua vida e temos uma perspectiva diferente das coisas que aconteciam ao redor dela. Temos uma perspectiva mais adulta do contexto histórico que a envolvia, através dos testemunhos dos mais velhos na altura e temos também acesso às datas em que saíam novas leis para os judeus, por exemplo. Pessoalmente, percebi muito melhor com este livro essa parte, pois ainda não tive a oportunidade de a estudar mais a fundo. Com este livro, sabemos ainda o que lhe aconteceu depois de ser descoberta pela gestapo, através dos testemunhos de pessoas que estavam com ela nos campos (não as que tinham "mergulhado" com ela, pois essas não acabaram por sobreviver).

Foi óptimo ter descoberto este livro, pois fiquei a compreender muito melhor o seu diário, os sacrifícios das pessoas que a ajudaram e outros "pedaços" de vidas desta época. Um livro que aconselho a todos os que leram o Diário de Anne Frank.

1 comentário:

Rafael Santos disse...

Por curiosidade vim aqui parar e acabo d ever um blog interessantíssimo, sobretudo para quem gosta de leituras. Parabéns