sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol, de Haruki Murakami

Sinopse: Na primeira semana do primeiro mês do primeiro ano da segunda metade do século XX, ao protagonista, que também faz as vezes de narrador, é dado o nome de Hajime, que significa «início». Filho único de uma normal família japonesa, Hajime vive numa província um pouco sonolenta, como normalmente todas as províncias o são. Nos seus tempos de rapazinho faz amizade com Shimamoto, também ela filha única e rapariga brilhante na escola, com quem reparte interesses pela leitura e pela música. Juntos, têm por hábito escutar a colecção de discos do pai dela, sobretudo «South of the Border, West of the Sun», tema de Nat King Cole que dá título ao romance. Mas o destino faz com que os dois companheiros de escola sejam obrigados a separar-se. Os anos passam, Hajime segue a sua vida. A lembrança de Shimamoto, porém, permanece viva, tanto como aquilo que poderia ter sido como aquilo que não foi. De um dia para o outro, vinte anos mais tarde, Shimamoto reaparece certa noite na vida de Hajime. Para além de ser uma mulher de grande beleza e rara intensidade, a sua simples presença encontra-se envolta em mistério. Da noite para o dia, Hajime vê-se catapultado para o passado, colocando tudo o que tem, todo o seu presente em risco.

A minha opinião: Que livro! Já queria há algum tempo ler um livro de Murakami. Depois de ver tantas opiniões tão boas, já esperava surpreender-me, contudo, acho que não estava à espera de que fosse assim tão bom.

Antes de mais, o título:
A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol. É tão bonito, não é? Uma pequena frase, que além de chamar a atenção, soa como uma pequena melodia para ouvir ao final do dia. Lindíssimo. Neste caso, pode-se julgar a escrita pelo título. Murakami escreve de uma forma magnífica. É difícil exemplificar o quão maravilhoso é ler uma pequena parte do livro, até porque a minha vontade quando o acabei, foi lê-lo de novo. Isto porque a escrita de Murakami é para mim, como uma paisagem. É tão natural, tão bela, que inebria todos os sentidos. Tem descrições tão maravilhosas, que nós podemos ver as coisas com pormenor e ainda assim dar o nosso toque pessoal ao que imaginamos. Eu até vos mostro só uma frase:

"Um sorriso que parecia uma leve brisa soprando de algum lugar distante."

Eu adorei todas as comparações que ele fazia à natureza. É realmente um prazer ler Murakami. E este foi o primeiro livro, mal posso esperar por ler outro!

Quanto à história, é simples, mas ao mesmo tempo, profunda e consegue cativar o leitor. Houve inúmeras alturas em que eu me sentia de tal forma envolvida na história que o meu estado de espírito coincidia com o da personagem principal. É inacreditável, como me envolveu assim. Penso que se não fosse a escrita, não me sentiria tão agarrada ao que estava a acontecer.

Enfim, só posso acabar dizendo que estou ainda fascinada pelo que li e que para primeiro livro de 2010, penso que comecei de uma forma excelente!

Classificação : 9/10 - Excelente

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Assassinato de Roger Ackroyd, Agatha Christie

Sinopse: Roger Ackroyd sabia de mais. Sabia que a mulher que amava envenenara o primeiro marido, um homem extremamente violento, e suspeitava que ela era vitima de chantagem. Agora, que as trágicas noticias sobre a sua morte apontavam para um suicídio por overdose, eram muitas as perguntas que pareciam não ter resposta.
Mas quando pensava estar perante as primeiras pistas do caso, Ackroyd ver-se-ia envolvido num homicidio brutal: o seu!
O Dr. Sheppard, médico da aldeia, fala então com o vizinho, um detective reformado que escolhera o campo para passar tranquilamente os seus últimos anos de vida. A escolha não podia ser mais acertada pois o pacato vizinho era nem mais nem menos que o belga Hercule Poirot...

A Minha Opinião: Aqui está o meu primeiro livro lido em 2010 (como prometido, querida Jacqueline)!

Devo dizer-vos que fiquei verdadeiramente surpreendida, pela positiva, com este livro.
Já tinha ouvido falar muito bem da escritora, por isso esperava algo bom, mas nada comparado com aquilo com que me deparei.


A história é nos relatada pelo médico da aldeia, Dr. Sheppard, ou James como lhe chama a irmã Caroline.
James e Caroline vivem numa pequena aldeia onde se sabem todos os segredos de quem lá vive, e, em parte, isso deve-se a Caroline e o seu grupo de amigas. Caroline fica em casa durante a maior parte dos dias, e de alguma maneira fica a saber de todos os boatos que correm. Quando sai de casa não é para recolher informações, mas sim para as espalhar.


A história começa quando Mrs. Ferrars morre na noite de 16 para 17 de Setembro. Dr. Sheppard é chamado a casa da senhora, mas infelizmente já não há nada que ele possa fazer.
O marido de Mrs. Ferrars morre envenenado, e pela aldeia correm os rumores de que quem o matou foi ela, mas não passavam disso, rumores. Dizia-se também que Mr. Ackroyd (viúvo e com um enteado, Ralph) e Mrs. Ferrars tinham um romance, e que, no fim do luto, Mrs. Ferrars tornar-se-ia Mrs. Roger Ackroyd.
Pouco tempo depois o enteado de Mr. Ackroyd volta à aldeia, e Roger confidencia com James, pois considera-o um amigo e o único em que pode confiar naquela aldeia, que anda um pouco perturbado e convida-o para jantar em sua casa para assim puderem conversar à vontade.
Durante a conversa entre os dois no escritório Mr. Ackroyd fala abertamente com o médico e mostra-lhe uma carta deixada por Mrs. Ferrars antes de morrer. A falecida conta que matou o marido, e entre outras coisas, que anda a ser chantageada pela única pessoa que sabe a verdade.
Roger Ackroyd não lê quem é a pessoa, pois prefere fazê-lo em privado sem James ali.
Quando chega a casa, James recebe um telefonema de um homem que lhe diz que Roger foi assassinado. James volta a casa do velho Ackroyd para verificar o telefonema e encontra o corpo do amigo, ainda sentado na poltrona visivelmente morto.
Para além da polícia quem investiga o caso é o novo vizinho do médico, Mr. Poirot, um detective com uma personalidade muito peculiar. A história gira em volta das suspeitas do detective. Todos os que vivem na casa de Mr. Roger Ackroyd acabam suspeitos, mas há alguém de quem Poirot suspeita mas não faz ninguém saber. No fim do livro, ao descobrirmos quem é o assassino vêmos o crime de uma prespectiva completamente diferente.


Agatha Christie escreve um policial com muita inteligência, conseguindo alibis e suspeitas crediveis para todos os suspeitos, fazendo-nos acreditar em cada incriminação, dado a que certa altura acabamos por suspeitar de toda a gente.


Realmente um grande livro, do qual gostei bastante. Fico ansiosa por ler o próximo ;)

Classificação: 8/10 - Muito Bom

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A Prenda, de Cecelia Ahern

Sinopse: Todos os dias Lou Suffern, um arquitecto bem-sucedido de Dublin, travava uma batalha inglória com o relógio, na tentativa vã de responder às múltiplas solicitações profissionais, familiares e sociais. Vivia a um ritmo vertiginoso. Tudo se sobrepunha, tinha sempre outros sítios onde estar, outros compromissos a que responder. O seu desejo de ascender a níveis cada vez mais elevados de sucesso e perfeição afastou-o do que era realmente importante na vida. E assim foram correndo os dias até àquela gelada manhã de terça-feira em que resolveu oferecer um café a Gabe, o sem-abrigo que costumava sentar-se perto da entrada do seu escritório. À medida que o Natal se aproxima e que Lou vai privando mais de perto com Gabe, a sua perspectiva de tempo vai-se alterando e espera-o uma dura lição de vida. Emocionante e divertida, esta narrativa onde está sempre presente o espírito de Natal, faz-nos reflectir sobre a importância do tempo e rever as prioridades da nossa própria vida.

A Minha Opinião: Em primeiro lugar, eu nunca leria A Prenda se não o tivesse ganho num passatempo. Apesar de ter visto o filme P.S- Amo-te e querer ler o livro quando surgisse a oportunidade, nunca tinha lido nada da autora, pelo que não tinha grandes expectativas sobre este livro. Ainda por cima, como já devem ter reparado, não costumo ler muito romances. No entanto, A Prenda revelou-se numa agradável surpresa, para o que estava à espera.

Este livro começa quando, na noite de Natal, um rapaz atira um peru congelado para a janela da casa do seu pai. Quando este rapaz se encontra na esquadra, o polícia começa-lhe a contar uma história que acontecera nesse Natal, a de Lou Souffern, o arquitecto, na esperança de lhe dar uma lição, de lhe passar uma mensagem. Uma mensagem interessante, que Cecelia conseguiu passar de uma maneira agradável, através duma escrita que eu gostei bastante e que conseguiu tocar-me.

Porém, o livro não me prendeu do início até ao fim, sendo que à excepção de uma personagem que achei fascinante, Gabe, e obviamente o desejo de surpreender-me no final, pouco mais me agarrou à história. Contudo, como adorei o final, tanto pela mensagem como pelo rumo que a história seguiu, o resultado foi positivo e deixou-me bastante emocionada, visto que quando o acabei, tinha mexido mais comigo do que eu pensava.

Classificação: 6/10 - Bom,mas deixa a desejar

[Leitura terminada a 31 de Dezembro de 2009]

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2009 e 2010 - Juliet

Olá queridos amigos :)

Faz tempo que escrevi a última crítica aqui na Cozinha, mas aqui estou eu em frente ao computador da biblioteca pronta para fazer o meu Balanço de 2009!
Vejamos... Sinceramente não tenho ideia de quantos livros li no passado ano de 2009, mas devo confessar que não foram tantos quantos gostaria que tivessem sido.

Aqui vai o meu Top 5:

1- Harry Potter (Tenho de vos dizer, com muito embaraço, que nunca antes na vida tinha passado da primeira página de cada um dos livros Harry Potter. Estavam todos na prateleira a ganhar pó, e depois a Jacqueline e a Papillon começaram a fazer pressão e assim devorei-os a todos. São realmente muito bons e se por acaso são como eu que tinha Alergia aos livros desta série ou conheçam alguém que tem, LEIAM!!) :D

2- Romeu & Julieta, este livro leva-me às lágrimas só de pensar nele, a mais bela história de amor de sempre.

3- Para Sempre, Talvez. O mais fantástico livro saído da imaginação de Cecelia Ahern.

4- O Recruta, e toda a continuação da saga. Na verdade este livro está mais direccionado a adolescentes do que os livros que estou habituada a ler, mas tal como Harry Potter, à medida que o protagonista vai crescendo a história torna-se mais complexa e ajusta-se à sua idade. Uma boa saga para quem gosta do estilo serviços secretos e agentes menores infiltrados.

5- O Jardim Encantado e O Nome do Vento (Dois óptimos livros, pelo que não me consegui decidir)

Em 2010...

Quero realmente ler algo de:

- Agatha Christie (Já comecei com O Assassinato de Roger Ackroyd e até agora estou a gostar bastante e estou realmente ansiosa por saber quem matou Mr. Ackroyd. Neste momento desconfio de quase todos os personagens :P)
- Shakespeare

- Haruki Murakami (há tanto muito tempo que vejo os livros deste escritor à venda e sempre me despertaram uma certa curiosidade em saber que história há por detrás daqueles cativantes títulos)

- Juliet Marillier, mais precisamente a triologia Sevenwaters

- Jane Austen, Orgulho e Preconceito
Espero que tenham um óptimo 2010, recheado de bons e cativantes livros :)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Dívida de Sangue, de Charlaine Harris

Sinopse: Sookie Stackhouse está numa maré de azar: primeiro o seu colega de trabalho é morto e ninguém se parece preocupar; depois, é atacada por uma criatura que a infecta com um veneno doloroso e mortal. Tudo se complica quando Bill nada consegue fazer e pede a ajuda de Eric para lhe salvar a vida. A questão é que agora ela está em dívida para com Eric - um vampiro deslumbrante mas tão belo quanto perigoso. E quando ele lhe pede um favor em troca, ela tem que aceder. De repente, Sookie está em Dallas a usar os seus poderes telepáticos para encontrar um vampiro. A sua condição é que os humanos não devem ser magoados. Mas a promessa de os vampiros se manterem na ordem é mais fácil de dizer do que cumprir. Basta uma bela rapariga e um pequeno deslize para que tudo comece a correr mal... Entretanto, também Eric tem os seus próprios segredos...

A minha opinião:
Não posso começar a escrever, sem dizer que existe um excelente adjectivo para descrever esta série: viciante. Li o primeiro volume há uns dias, e poderão consultar a minha opinião aqui. Como repararam, acabei a minha opinião dizendo que o primeiro livro não me tinha conquistado totalmente, mas estava à espera de que a série me agarrasse no segundo. E agarrou.


Em Sangue Fresco, temos o primeiro contacto com a vida de Sookie, a sua relação com Bill, com os vampiros (mas não muito detalhadamente) e o caso dos assassinatos das empregadas.


Em Dívida de Sangue, conhecemos um pouco mais sobre estes vampiros, um aspecto que queria ver desenvolvido ao longo deste volume, outros seres sobrenaturais (o que é sempre interessante) e temos um rumo mais definido para seguir, ao acompanharmos a missão de Sookie em Dallas. O facto de a história estar melhor organizada, ou seja, com uma acção mais constante, foi uma mais-valia que realmente me prendeu como leitora.


Neste volume, como já acontecera no anterior, Harris não perdeu a capacidade de surpreender e revelou muitos pormenores sobre os vampiros da sua história, pormenores esses que gostei bastante. Além disso, notei neste livro uma grande originalidade por parte de Harris não só sobre as coisas relativas aos vampiros, que são muito criativas, mas também nas coisas relativas a outros seres sobrenaturais e aos seres humanos.

Mal posso esperar para ler o próximo volume!


Classificação: 8/10 - Muito Bom

[Leitura terminada a 29 de Dezembro]

Saga Sangue Fresco - opiniões :

Sangue Fresco -  2 Dívida de Sangue - 3 Clube de Sangue - 4 Sangue Oculto - Sangue Furtivo 6-Traição de Sangue 7- Sangue Felino


domingo, 3 de janeiro de 2010

2009 e 2010 - Jacqueline'

Encontro-me um pouco atrasada, mas não tive acesso à internet antes :)

Em 2009, não sei quantos livros li, porque antes de escrever neste blog não contava, nem escrevia sobre os livros que ia lendo. Deste modo, como tenho um ritmo de mais ou menos 4 livros por mês, devo ter ficado pelos 55 livros (visto que nas férias leio um pouco mais)...

Top 5 (que para aqueles que acompanham as minhas leituras não deve ser grande surpresa):

1- A Filha da Floresta, de Juliet Marillier
2- Mulherzinhas, de Louisa Alcott
3- A Filha da Profecia, de Juliet Marillier
4- A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak
5- O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë

Para 2010, tenho uns quantos desafios literários:

-No que diz respeito a autores, pretendo ler:

*Autores que desconheço
- Haruki Murakami (enfim, não resisti e foi dele o 1º livro que li em 2010, mais tarde publico a excelente opinião)
- Anne Bishop
- Charlotte Brontë
- Anne Brontë
-
George R. R. Martin

*Autores que conheço
- Juliet Marillier
- Lisa See
- Cecelia Ahern
- Jane Austen
(Edit : Agatha Christie também :)

Quanto a obras, são demasiadas para enumerar :)