Caríssimos leitores, foi com alguma emoção que nos despedimos de 2009 e ingressámos em 2010 para uma nova aventura recheada de peripécias, assim espero.
Excelentes livros foram publicados, o pódio foi debatido por diversas vezes, mas no entanto a qualidade sempre foi a melhor, como tal lanço agora a lista dos cinco melhores e mais marcantes livros de 2009:
1º Caim, de José Saramago - Vencedor do prémio Nobel da Literatura em 1998, José Saramago, após o enorme sucesso do Envagelho Segundo Jesus Cristo, volta a lançar Caim, o seu novo e polémico livro, que aborda diversos assuntos religiosos, em especial a relação entre Caim e Abel, filhos de Adão e Eva, pondo em causa diversos aspectos Bíblicos.
2º O Símbolo Perdido, de Dan Brown - Autor de Código da Vinci, um dos romances mais lidos de todos os tempos, bem como outros best-sellers internacionais, Dan Brown, é indiscutivelmente o vencedor do segundo lugar do pódio. Recheado de mistérios e aventuras, O Símbolo Perdido, é sem dúvida um livro estupendo assim como um thriller surpreendente e arrebatador que nos surpreende a cada página.
3º Os Anagramas de Varsóvia, de Richard Zimler - Escritor Norte-Americano, que actualmente reside em Portugal, Richard Zimler é um autêntico contador de histórias, que delicia qualquer ser com as suas descrições magníficas e Os Anagramas de Varsóvia não foge à regra. Um romance policial que se devora num abrir e fechar de olhos.
4º A Herança Bolena, de Philippa Gregory - Com uma ousadia e atrevimento característicos, Philippa Gregory, baseada em documentos históricos, volta a desvendar alguns dos segredos da exuberante e fascinante família Tudor, assim como o poder e loucura do rei que outra hora fora o mais belo de toda a Cristandade, Henrique VIII.
5º O Idiota, de Fiódor Dostoiévski - Pode parecer de uma ignorância total colocar O Idiota, de Dostoiévski em quinto e último lugar, mas tudo tem uma razão. Esta pequena lista que realizei, foi organizada por ordem de preferência, não é minha intenção desvalorizar qualquer um dos autores, apenas mostrar as minhas preferências literárias. O Idiota, é um livro magnífico, que aborda diversos assuntos, como o nacionalismo russo, transportando-nos para um universo de pensamentos e teorias.
Para um 2010, um pouco mais doce:
1º O Nome da Rosa, de Umberto Eco
2º Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski
3º O Primo Basílio, de Eça de Queirós
4º Os Miseráveis, de Victor Hugo
5º Diários, de Kafka
Um magnifico e fantástico 2010, recheado de excelentes e delíciosas leituras!
Muitíssimo Obrigada!
Mostrar mensagens com a etiqueta Desafios Literários. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desafios Literários. Mostrar todas as mensagens
domingo, 17 de janeiro de 2010
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
2009 e 2010 - Juliet
Olá queridos amigos :)
Faz tempo que escrevi a última crítica aqui na Cozinha, mas aqui estou eu em frente ao computador da biblioteca pronta para fazer o meu Balanço de 2009!
Vejamos... Sinceramente não tenho ideia de quantos livros li no passado ano de 2009, mas devo confessar que não foram tantos quantos gostaria que tivessem sido.
Aqui vai o meu Top 5:
1- Harry Potter (Tenho de vos dizer, com muito embaraço, que nunca antes na vida tinha passado da primeira página de cada um dos livros Harry Potter. Estavam todos na prateleira a ganhar pó, e depois a Jacqueline e a Papillon começaram a fazer pressão e assim devorei-os a todos. São realmente muito bons e se por acaso são como eu que tinha Alergia aos livros desta série ou conheçam alguém que tem, LEIAM!!) :D
2- Romeu & Julieta, este livro leva-me às lágrimas só de pensar nele, a mais bela história de amor de sempre.
3- Para Sempre, Talvez. O mais fantástico livro saído da imaginação de Cecelia Ahern.
4- O Recruta, e toda a continuação da saga. Na verdade este livro está mais direccionado a adolescentes do que os livros que estou habituada a ler, mas tal como Harry Potter, à medida que o protagonista vai crescendo a história torna-se mais complexa e ajusta-se à sua idade. Uma boa saga para quem gosta do estilo serviços secretos e agentes menores infiltrados.
5- O Jardim Encantado e O Nome do Vento (Dois óptimos livros, pelo que não me consegui decidir)
Em 2010...
Quero realmente ler algo de:
- Agatha Christie (Já comecei com O Assassinato de Roger Ackroyd e até agora estou a gostar bastante e estou realmente ansiosa por saber quem matou Mr. Ackroyd. Neste momento desconfio de quase todos os personagens :P)
- Shakespeare
- Haruki Murakami (há tanto muito tempo que vejo os livros deste escritor à venda e sempre me despertaram uma certa curiosidade em saber que história há por detrás daqueles cativantes títulos)
- Juliet Marillier, mais precisamente a triologia Sevenwaters
- Jane Austen, Orgulho e Preconceito
Espero que tenham um óptimo 2010, recheado de bons e cativantes livros :)
domingo, 3 de janeiro de 2010
2009 e 2010 - Jacqueline'
Encontro-me um pouco atrasada, mas não tive acesso à internet antes :)
Em 2009, não sei quantos livros li, porque antes de escrever neste blog não contava, nem escrevia sobre os livros que ia lendo. Deste modo, como tenho um ritmo de mais ou menos 4 livros por mês, devo ter ficado pelos 55 livros (visto que nas férias leio um pouco mais)...
Top 5 (que para aqueles que acompanham as minhas leituras não deve ser grande surpresa):
1- A Filha da Floresta, de Juliet Marillier
2- Mulherzinhas, de Louisa Alcott
3- A Filha da Profecia, de Juliet Marillier
4- A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak
5- O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë
Para 2010, tenho uns quantos desafios literários:
-No que diz respeito a autores, pretendo ler:
*Autores que desconheço
- Haruki Murakami (enfim, não resisti e foi dele o 1º livro que li em 2010, mais tarde publico a excelente opinião)
- Anne Bishop
- Charlotte Brontë
- Anne Brontë
- George R. R. Martin
*Autores que conheço
- Juliet Marillier
- Lisa See
- Cecelia Ahern
- Jane Austen
(Edit : Agatha Christie também :)
Quanto a obras, são demasiadas para enumerar :)
Em 2009, não sei quantos livros li, porque antes de escrever neste blog não contava, nem escrevia sobre os livros que ia lendo. Deste modo, como tenho um ritmo de mais ou menos 4 livros por mês, devo ter ficado pelos 55 livros (visto que nas férias leio um pouco mais)...
Top 5 (que para aqueles que acompanham as minhas leituras não deve ser grande surpresa):
1- A Filha da Floresta, de Juliet Marillier
2- Mulherzinhas, de Louisa Alcott
3- A Filha da Profecia, de Juliet Marillier
4- A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak
5- O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë
Para 2010, tenho uns quantos desafios literários:
-No que diz respeito a autores, pretendo ler:
*Autores que desconheço
- Haruki Murakami (enfim, não resisti e foi dele o 1º livro que li em 2010, mais tarde publico a excelente opinião)
- Anne Bishop
- Charlotte Brontë
- Anne Brontë
- George R. R. Martin
*Autores que conheço
- Juliet Marillier
- Lisa See
- Cecelia Ahern
- Jane Austen
(Edit : Agatha Christie também :)
Quanto a obras, são demasiadas para enumerar :)
sábado, 11 de julho de 2009
Colecção Estrela do Mar
Actualmente vou em 73 livros lidos dos 122 que existem. Como a maioria destes livros li há muito tempo ou quando era mais nova, isso não me dá a possibilidade de dizer uma boa opinião neste blog.
No entanto, vou-vos informando dos livros que li, para que possa conversar sobre eles.( se alguém leu por favor deixe a sua impressão :P)
Acabo esta entrada dizendo que devem experimentar alguns livros desta belíssima colecção, porque se alguns são mais infantis, outros são obras extremamente interessantes de autores consagrados com muitos prémios.
Dos livros que li, deixo a seguinte lista com aqueles que mais me cativaram:
~» O Polegar de Deus, Louis Sachar
~» O Rapaz que ouvia as Estrelas, Tim Bowler
~» Harry Potter
~» Trilogia Mundos Paralelos (na qual está inserido Os Reinos do Norte, que foi adaptado para o grande ecrã com o título A Bússola Dourada)
~» O Reino de Kensuke, Michael Morpurgo
~» Os quatro dos Mundos de Crestomanci, Diana Wynne Jones
E alguns mais...
Subscrever:
Mensagens (Atom)