domingo, 28 de agosto de 2011

Dead to the World (Sangue Oculto), de Charlaine Harris

Sinopse: Sookie terminou a sua relação com Bill após considerar que ele a traiu. Um dia, quando sai do trabalho para casa, depara-se com um vampiro nu e desorientado. Rapidamente ela percebe que ele não tem a mínima ideia de quem é nem para onde vai, mas Sookie sabe: ele é Eric e parece tão assustador e sexy - e morto - como no dia em que o conheceu. Mas agora como Eric está com amnésia, torna-se doce e vulnerável, e necessita da ajuda de Sookie - porque seja quem for que lhe tirou a memória, agora quer tirar-lhe a vida. A investigação de Sookie leva-a a uma batalha perigosa entre bruxas, vampiros e lobisomens. Mas pode existir um perigo ou ameaça ainda maior - ao coração de Sookie, porque estando Eric mais gentil e mais doce... é muito difícil resistir.
A minha opinião: Este quarto livro da saga surpreendeu-me. Apesar de ser mais parado do que o habitual, não perde a capacidade de nos prender até à última página. Neste volume, Sookie tem nas suas mãos dois problemas para resolver: o feitiço lançado pelas bruxas em Eric, que o deixa amnésico e com uma personalidade bem diferente, assim como o desaparecimento do seu irmão, Jason. Só posso dizer que, como fã incondicional de Eric, adorei o protagonismo que lhe foi dado e o facto de Bill ter (quase) desaparecido.
Em Dead to the world, houve mais um pequeno grande avanço no conhecimento deste mundo sobrenatural (não só em relação às novas criaturas como as bruxas, wiccans e fadas, mas também em relação aos já conhecidos metamorfos e lobisomens). Charlaine Harris sabe como prender o leitor e levantar gradualmente o véu, pelo que estou muito curiosa em relação ao que me espera nos outros livros, especialmente para conhecer o papel das fadas neste mundo sobrenatural.
E por fim, aquilo que digo constantemente em relação aos livros desta saga super consistente. É sempre difícil adivinhar o que nos espera na página seguinte, mas certamente será uma boa mistura de mistério, acção, fantasia e humor. O facto de ler a saga na sua língua original só a torna ainda melhor. Neste volume em particular, Harris deu ênfase às minhas personagens favoritas, pois Sookie continua como uma excelente narradora, sendo que consegue perfeitamente encaixar-nos na sua cabeça e Eric mostra uma nova faceta, mas não menos apetecível. Dito isto, espero ler o próximo livro brevemente, pois entre outras coisas, a história de Jason foi deixada demasiado em aberto para não se ter uma grande vontade de saber o que lhe acontece.
Classificação: 8/10 - Muito Bom

Saga Sangue Fresco - opiniões :

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!
Podem ler a série inteira, porque é muuuito boa! E também gosto mais do Eric do que do Bil...
Júlia
livroseoutrasfelicidades.wordpress.com