sábado, 1 de janeiro de 2011

Balanço Literário de 2010

O ano de 2010 ficou abaixo das minhas expectativas em relação às leituras. O meu ritmo diminuiu consideravelmente assim como o tempo para vir escrever críticas. Ainda assim, não posso dizer que foi um mau ano, porque houve vários livros que simplesmente me maravilharam e consegui cumprir grande parte daquilo a que me propus há um ano atrás.

Os livros que mais gostei:

A Trança de Inês: O primeiro livro que li dum autor lusófono (sem ser JRS) que superou completamente as minhas expectativas. Adorei a expressão escrita de Rosa Lobato de Faria e a forma como abordou o romance de Pedro e Inês. Um livro pequeno, mas que agora que reparo, se encontra ainda muito vivo na minha memória. Um obrigada à minha antiga professora de português por me suscitar o interesse por autores portugueses contemporâneos.

Crónicas do Gelo e do Fogo: Li 4 livros este ano e adorei a série. As expectativas eram altas mas os livros não só as corresponderam, como também as superaram. Estou apaixonada pelas personagens e suspeito que, em 2011, estas ainda me vão surpreender mais.

El Tiempo entre Costuras: Um livro maravilhoso que tive a sorte de poder lê-lo na sua língua original e cuja história me encantou. Mais que aconselhado!

Romances históricos de Philippa Gregory: O que posso dizer? A forma como ela nos transporta para a corte dos Tudor é espectacular.

A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol: Um livro fabuloso, que recomendo vivamente. Não percebo como só li um livro dele este ano :(

Em relação a números:

Livros lidos: 40

Por género:
Livros infanto-juvenis da colecção Estrela do Mar: 6
Romance:15
Romance histórico: 6
Policial: 3
Fantasia: 5
História/Filosofia: 3
Thriller:2

Por autores:
Autores conhecidos: 6
Autores que não conhecia: 24
Autor com mais livros lidos: Agatha Christie (3), George R. R. Martin (2)
Autores Portugueses: 3 (aspecto a melhorar em 2011)

Emprestados (biblioteca): 25
Emprestados (pessoas): 6
Comprados:9

Número de páginas lidas: 12171
Número médio de páginas por dia: 33

Para 2011, espero vir a ler livros dos autores com que me comprometi o ano passado (Anne Bishop, Charlotte Brontë, Juliet Marillier, mais Murakami...) e, se possível, continuar a descobrir autores e livros maravilhosos, como tenho vindo a fazer desde que me tornei visitante assídua dos blogs de leitura na barra lateral :)

Um excelente 2011 e boas leituras!!

5 comentários:

Ana C. Nunes disse...

40 livros já não é nada mau, e se as leituras foram boas, então melhor ainda.

Não li nenhum dos livros favoritos, mas alguns estão na minha lista para ler.

Um excelente 2011 cheio de boas leituras

Jojo disse...

As crónicas do Fogo e Gelo, A Trança de Inês, o do Murakami foram livros que também adorei!!!

Bjinhos* e Bom Ano Novo!

Tiago Mendes disse...

Que bom teres descoberto Martin e Murakami este ano. Só por isso já deve ter valido a pena! :)

Boas leituras para 2011!

Anónimo disse...

Anónimo disse...

Relativamente ao livro "elementos básicos de filosofia", embora uma sinopse seja sempre uma sinopse, tenha pena que não tenhas ido um pouco mais alem sobre o conteúdo do livro; bem como, quais os problemas que verificas existirem no ensino da filosofia, a nivel do secundario

Jacqueline' disse...

Anónimo, em relação a esse livro, eu escrevi a minha opinião sobre o mesmo acima das sinopses e não disse nada sobre problemas no ensino da filsofia, até porque não tenho razões de queixa.