domingo, 15 de agosto de 2010

Crime na Mesopotâmia, de Agatha Christie

Sinopse: Amy Leatheran é uma jovem enfermeira encarregada de acompanhar o casal Kelsey na sua viagem para Bagdadde. Finda a tarefa para a qual fora contratada, Amy prepara o seu regresso a Londres quando é inesperadamente contratada pelo Dr. Leidner, um arqueólogo de renome, para dar assistencia à mulher, Louise. De facto, Louise é uma pessoa extremamente nervosa e sofre de súbitos e incontroláveis ataques de pânico. No cenário longínquo de uma escavação arqueológica nas margens do rio Tigre, Amy conquista o afecto e a confiança de Louise, que lhe faz confidênciass sobre o seu passado e chama a atenção para os estranhos acontecimentos que ocorrem no acampamento e cuja origem é unanimemente atribuída aos seus próprios problemas nervosos. Mas depressa se torna óbvio que as suas suspeitas estavam correctas. E quando a tensão atinge o seu auge eis que surge o inigualável Hercule Poirot, numa oportuna viagem pela Mesopotâmia. Por entre um labirinto de segredos e mentiras, Poirot parece, desta vez, ter chegado tarde de mais.

A Minha Opinião: Enfim, Agatha Christie é Agatha Christie. É incrível a sua capacidade de nos surpreender mesmo que durante todo o livro estivessemos a fazer o papel de detectives.

O crime, desta vez, é cometido numa expedição arqueológica. Desde cedo gostei do cenário escolhido por Agatha Christie, assim como da voz da narradora, a enfermeira Amy Leatheran.

As personagens, como habitual, eram muito interessantes, especialmente Mrs. Leidner e atmosfera criada era incrivelmente arrepiante (okay, eu sou suspeita, gosto de ler estes livros numa altura um pouco tardia, portanto à partida tudo seria arrepiante, mas eu achei que sim).


Penso que, a nível de mistério, este foi igualmente espantoso ao do Crime no Expresso do Oriente e o desfecho igualmente surpreendente.


Duzentas páginas recheadas de mistério, cenário e personagens magníficos, bem ao estilo de Agatha Christie, impossíveis de largar até à junção de todas as peças do puzzle.

Classificação: 8/10 - Muito Bom

4 comentários:

Jose disse...

Já li três livros desta autora e é fascinante o modo como é capaz de esconder a identidade do culpado até o fim! Mas da última vez não me enganou, no livro "As Dez Figuras Negras", e as minhas suspeitas confirmaram-se, apesar de ter havido uma reviravolta lá no meio... Recomendo-te vivamente esta obra, irás decerto gostar!

anaaaatchim! disse...

Tenho impressão que já li todos os seus livros por várias vezes, mas ainda assim adoro revisitá-los de vez em quando para "descomprimir" =) Era mesmo a rainha do crime não haja dúvida!!

Jacqueline' disse...

José, é bem verdade. Obrigada pela sugestão, não tenho dúviodas de que irei gostar!

Ana, sim, Agatha Christie é uma autora que não falha, os livros dela são sempre bons para desanuviar um bocado :)

Catherine disse...

Agatha Christie é uma das minhas escritoras de eleição e este livro parece ser a 'vitima' que se segue! ;D

dá uma espreitadela ao meu novo blogue, http://chovemlivros.blogspot.com/ .

Catherine