quinta-feira, 13 de maio de 2010

Meme de Hábitos de Leitura

Depois de ver uma entrada muito interessante da Estante de Livros, resolvi responder às perguntas que propuseram, à semelhança de muitos outros a blogs, sobre os meus hábitos de leitura.

Petis­cas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favo­rito?

Muitas vezes. Como não me faz impressão comer ao mesmo tempo que leio, vou muitas vezes a lanchar enquanto leio no autocarro. O meu petisco preferido enquanto leio? Eu diria o chocolate, mas tenho sempre muito cuidado, não quero de todo sujar as páginas do livro.

Qual é a tua bebida pre­fe­rida enquanto lês?

Sumo de laranja, de pacote, se não entornava quando ia no autocarro :)


Cos­tu­mas fazer ano­ta­ções enquanto lês, ou a ideia de escre­ver em livros horroriza-​te?

Detesto. É uma das coisas que me faz imensa confusão, quando em aulas de português temos de escrever anotações nas margens dos livros.


Como é que mar­cas o local onde ficaste na lei­tura? Um mar­ca­dor de livros? Dobras o canto da página? Dei­xas o livro aberto?

Supostamente, eu utilizaria um marcador, mas como costumo deixar os marcadores nos livros em que os utilizei, acabo por ter de decorar a página onde fiquei, porque me esqueci do marcador ou então não me apetece ir buscá-lo. Acaba por ser fácil, porque costumo parar em capítulos e os números dos capítulos não são muito complexos. Confesso que também por muitas vezes deixei o livro aberto, ou com um lápis a marcar, o que deformou a lombada por completo.

Aproveito para fazer um parêntesis. Nas entrevistas que li, ninguém gosta de dobrar as páginas. Eu não tenho, de todo nenhum problema com isso. Na realidade, costumo dobrar as páginas (:O), quando vejo uma frase muito interessante, para mais tarde escrevê-la num caderno de citações que vou recolhendo de livros, funcionando como umas pequenas lembranças dos mesmos.


Fic­ção, não-​ficção, ou ambos?

Prefiro ficção, dá-me mais gozo ler algo para me abstrair da realidade.


És do tipo de pes­soa que lê até ao final do capí­tulo, ou páras em qual­quer sítio?

Tento sempre parar no final do capítulo. No entanto, esta minha mania às vezes não funciona, pois quando o sono já é muito e faço um esforço por acabar o capítulo, no dia seguinte não me lembro do que li, e acabo por reler essa parte.


És lei­tor para ati­rar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita? Não! Pouso-o simplesmente e decido se vale a pena continuar.


Se te depa­ra­res com uma pala­vra des­co­nhe­cida, páras e vais pro­cu­rar o seu sig­ni­fi­cado?

Às vezes, só quando acho que a palavra é "bonita", quero dizer quando é uma palavra agradável de ouvir tipo mimoso, bruxulear. (Esta última aprendi-a muito recentemente, enquanto lia uma das minhas aquisições da Feira do Livro). Quando é uma palavra que não gosto muito, vejo pelo contexto.


O que é que estás a ler actu­al­mente?

Estou a acabar o terceiro e último volume das Memórias de Cleópatra, de Margaret George.


Qual foi o último livro que com­praste? Principessa, de Peter Prange, na Feira do Livro de Lisboa.


Lês só um livro de cada vez, ou con­se­gues ler mais que um ao mesmo tempo?

Prefiro ler apenas um livro, mas por diversas vezes me encontrei a ler dois ou três, por causa da escola ou porque simplesmente um livro ficou em stand-by, devido a inúmeras razões.


Tens um lugar/​altura do dia pre­fe­rido para ler?

Prefiro ler de noite e em casa. No entanto, isso não invalida que na maioria do tempo em que leio esteja em transportes públicos ou na rua e de dia.


Pre­fe­res livros incluí­dos em séries ou inde­pen­den­tes?

Não tenho qualquer preferência, pois se por um lado, os livros em séries dão-me a possibilidade de seguir personagens e locais que gosto muito, por outro as continuações poderão não ter a mesma qualidade e serem uma "extensão" desnecessária. Quantos aos livros independentes, se são muito bons, é claro que gostaria que continuassem, mas o que conta não é a quantidade mas a qualidade.


Existe algum livro ou autor espe­­fico que este­jas sem­pre a reco­men­dar?

Juliet Marillier. No entanto, depende muito da pessoa a quem estou a recomendar.


Como é que orga­ni­zas os teus livros?

Essa é bem fácil. Não organizo. É onde haja espaço, e confesso, que desorganizada como sou, não me importa nada que assim seja :)


Espero que tenham gostado!


1 comentário:

Marta disse...

Ola
aqui http://chuvadelivros.blogspot.com/2010/04/selos-do-2trimestre2010.html esta um selinho COROADO! para este cantinho.
Boas leituras