segunda-feira, 29 de março de 2010

A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.

A minha opinião: Era impossível eu não gostar deste livro. Além de ser uma grande fã de fantasia, adoro histórias com bastante acção e variedade de personagens. E, apesar de todas as críticas que vi nos blogs que sigo e da opinião de pessoas que conheço, de todas elas serem mais que favoráveis, consegui ainda surpreender-me com a qualidade da história.

Passando a parte inicial de memorizar as personagens e respectivas descrições (infelizmente tendo a imaginar personagens muito diferentes fisicamente do que era suposto, principalmente neste género, mas sendo este o primeiro livro duma saga não dá muito jeito), gostei bastante do mundo criado por George R. R. Martin. Como disse anteriormente, as personagens são muito diferentes umas das outras e tem personalidades muito interessantes, destacando-se traços psicológicos, no mínimo, curiosos. Penso que vou surpreender-me com algumas personagens, como Catelyn, Arya, o anão Tyrion, John Snow e Eddard.

Visto que ainda só li metade do livro original, vou deixar o meu comentário completo quando acabar A Muralha de Gelo. No entanto, posso dizer, com toda a certeza, que esta vai ser uma série que vou acompanhar durante muito tempo e que não me desiludiu nem por um segundo, mesmo que as expectativas estivessem mais do que altas.

Foi excelente conhecer este mundo.

11 comentários:

Ana C. Nunes disse...

Com tanta gente a dizre o mesmo vai ser impossível não comprar o primeiro livro da saga este ano (lá se vai o orçamento).

Jojo disse...

Eu adorei este livro... É o começo promissor de grande saga... Já li o segundo e para não variar, brilhante!

La Sorcière disse...

Adoro histórias de fantasia!!!
Meninas... vcs estão sumidas... why????
Bjks
Alê

Jacqueline' disse...

Ana, apressa-te. Vale mesmo a pena.

Jojo, mal posso esperar para ler o 2º. Este começo é, sem dúvida, muito promissor. E não vai desiludir, segundo o que tenho visto em críticas alheias.

La Sorcière, aconselho-te vivamente a lê-lo, mesmo que não adorasses fantasia. Pois, ultimamente o meu ritmo de leitura encontra-se um bocado baixo, mas espero compensar agora nas férias, e o mesmo se aplica à Papillon e à Juliet.

Tita disse...

Para quem é fã de fantástico esta é uma saga a não perder.
Se gostaste deste livro, quando chegares ao 5ªe 6ª da VP quero "ver" a tua reacção =)
E quando dizes que vais acompanhar esta série durante muito tempo, se calhar não estás muito longe da verdade... é preciso é que o Martin se despache a escrever os originais =P

Tita disse...

Ahh esqueci-me de uma coisa.
Se quiserem arriscar, no site da Saída de Emergência, na compra de 2 livros podemos escolher 1 de oferta, e o 1º volume desta saga costuma fazer parte da lista de ofertas =)

Jacqueline' disse...

Tita, foi com base em comentários tão entusiastas como o teu que decidi experimentar esta série. Espero que a minha reacção ao 5/6 livro seja tão boa como a que tive quando li este primeiro :)

Quanto ao ritmo de escrita, é bom que se despache, mas sobretudo que não perca a qualidade... Prefiro acompanhar durante muito tempo do que desistir a meio, dentro de alguns prazos, claro :)

Já agora, obrigada por deixares essa nota para a aquisição do livro através de uma promoção. É impressão minha ou há inúmeras promoções para este primeiro livro?

Carla Martins disse...

Parece ser ótimo mesmo!

Menina, sumi da blogosfera por um tempo...mil coisas acontceram, mas estou de volta! E voltei com um selinho pra vc lá no leitura. Passa lá pra ver!

Jacqueline' disse...

Carla, muitíssimo obrigada.

Angelina Violante disse...

Já li este livro, o segundo que é a Muralha de Gelo, o terceiro que é A Fúria dos Reis, e tenho aqui o quarto O Despertar da Magia, e tenho gostado de todos, estou em pulgas para começar o próximo, mas tenho muito que ler.
Lê o próximo vais ver que não te arrependes.

Obrigado pelo comentário no nosso blog.

Beijinhos e Boa Páscoa.

Jacqueline' disse...

Angelina, tenho a certeza que não vou. Obrigada por passares por aqui :)