quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Um Crime no Expresso do Oriente, de Agatha Christie

Sinopse: Pouco depois das doze batidas da maia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio estava surpreendentemente cheio de passageiros. Só que pela manhã havia, vivo, um passageiro a menos. Um homem de negócios americano jazia no seu compartimento, apunhalado até à morte. Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais surpreendentes da sua carreira. É que existem pistas (muitas!), existem suspeitos (muitos!), sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para ajudar às investigações, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso... de uma maneira a todos os títulos surpreendente!

A minha opinião: Um Crime no Expresso do Oriente é uma das obras mais conhecidas da Duquesa da Morte. Tem algumas semelhanças com Morte no Nilo, visto que, apesar do assassinato ocorrer num comboio, os suspeitos também são os passageiros do mesmo.

Não conhecia a história, mas sabendo que, nos policiais dela, nem tudo é o que parece, tentei fazer o trabalho de detective e dediquei-me a encontrar a solução. Ainda que a tenha encontrado parcialmente, foi uma leitura, como habitual, dinâmica e surpreendente, deixando o leitor intrigado e envolvido nos acontecimentos.

Gostei bastante do facto dela se ter inspirado num caso verídico da época e fazer um enredo tão característico e com personagens tão diferentes. É sem dúvida um policial com uma história muitíssimo interessante do início até ao final. Um excelente livro de Agatha Christie.

Classificação: 8/10 - Muito Bom

7 comentários:

Carla Martins disse...

Deve ser super interessante! beijinhos!

Tiago Mendes disse...

Essa autora fez-me passar a gostar de policiais. Quero ler mais dela.

Jacqueline' disse...

Carla, é mesmo :)

Tiago, percebo perfeitamente. Comigo aconteceu o mesmo.

MJ FALCÃO disse...

Boa escolha! Agatha Christie é de facto uma das escritoras de policiais mais atraentes! Pelo suspense contínuo, pela humanidade dos seus "detectives", pela variedade de assuntos, pela maneira simples como escreve!
Também eu comecei a ler livros em inglês com os policiais dela.
abraço
o falcão

Iceman disse...

Pessoalmente penso que este não é o melhor livro de Agatha Christie, pese embora seja de facto o mais famoso.

djamb disse...

Olá! Sou uma nova leitora na Cozinha de Letras e gosto mto dos posts!
Também gosto muito de Agatha Christie mas ainda não li este, fiquei curiosa.
Boas leituras!

Jacqueline' disse...

MJ Falcão, eu não diria melhor. Gostei muito da tua descrição sobre os seus policiais :)

Iceman, este também não foi aquele que eu gostei mais dos que li dela.

Djamb, Obrigada.