segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

As Memórias de Cleópatra, de Margaret George - Volume I

Sinopse: A autora do best-seller mundial A Paixão de Maria Madalena está de volta com um convite irrecusável: a visita ao Antigo Egipto e à vida de Cleópatra, a rainha do Nilo. Escritas na primeira pessoa, As Memórias de Cleópatra começam com as suas recordações de infância e vão até ao seu glorioso reinado, quando o Egipto se torna num dos mais deslumbrantes reinos da Antiguidade. As Memórias de Cleópatra são uma saga fascinante sobre ambição, traição e poder, mas também são uma história de paixão. Depois de ser exilada, a jovem Cleópatra procura a ajuda de Júlio César, o homem mais poderoso do mundo. E mesmo depois do assassinato daquele que se tornou o seu marido, e da morte do segundo homem que amou, Marco António, Cleópatra continua a lutar, preferindo matar-se a deixar que a humilhem numa parada pelas ruas de Roma. Na riqueza e autenticidade das personagens, cenários e acção, As Memórias de Cleópatra são um triunfo da ficção. Misturando História, lenda e a sua prodigiosa imaginação, Margaret George dá-nos a conhecer uma vida e uma heroína tão magníficas que viverão para sempre.

A minha opinião: O Egipto fascina-me desde pequena e Cleópatra - uma das personagens mais conhecidas deste país, se não mesmo a mais conhecida - foi uma rainha que sempre me inspirou muita admiração, por se ter destacado num mundo de homens.

Desta maneira, parti com grandes expectativas em relação a esta obra e não me desiludi. Desde já, a escrita de Margaret George é excelente. Ao ler este livro, as descrições das cidades; do fórum e dos divertimentos romanos; das paisagens naturais etc. faziam com que tudo parecesse completamente real. Como se tivéssemos sido nós a ver um dos Triunfos, a ouvir as liras, a inspirar um perfume longínquo vindo do Oriente, a falar com César, a ser uma estrangeira em Roma. Gostei muito desse aspecto da escrita dela, que consegue descrever tudo de forma pormenorizada, sem, no entanto, levar à exaustão. Pegando numa frase do Memphis Commercial Appeal - "A escrita talentosa de Margaret George consegue apelar-nos aos cinco sentidos." E eu não podia concordar mais.

Ainda que soubesse de antemão muitos dos acontecimentos históricos narrados, a autora conseguiu prender-me, fazendo-me descobrir muitos pormenores sobre os referidos acontecimentos, perceber a mentalidade da época e surpreender-me com estas personagens históricas.

Como referido pela Entertainment Weekly é "como se os frescos egípcios ganhassem vida". Só tenho a acrescentar que não são apenas os frescos egípcios. É como se todas as personagens históricas que tão bem conhecemos, como César, Marco António, Cícero, Pompeu e claro, Cleópatra, ganhassem vida e fossem recontá-la a quem não pôde ver o seu esplendor. Uma autêntica viagem por este interessantíssimo período da história.

Não li os restantes livros, mas prevejo que não me vão desiludir.

Classificação: 8/10 - Muito Bom

Volume 1 (A Filha de Ísis) / Volume 2 (O Signo de Afrodite)/ Volume 3 (O Beijo da Serpente)

9 comentários:

branca de neve disse...

Olá. Eu gosto de História e de romances historicos principalmente mas nunca li nada sobre o Egipto e agora fiquei com muita vontade de ler este livro, que nao conhecia. Bj

N. Martins disse...

Olá! Já andava de olho nesses livros desde que me veio parar à mão um daqueles livrinhos promocionais com os primeiros capítulos de alguns livros. Do pouco que li, também achei que estava muito bem escrito... Agora com a tua opinião positiva, fiquei ainda com mais vontade de o ler.

Já agora, parabéns pelo blog. :)

Ana C. Nunes disse...

Confesso que o que me fascina na história do Egipto, são os mitos e lendas, acima de qualquer personalidade famosa na altura, mas o livro parece, ainda assim, interessante.

Carla Martins disse...

Deve ser demais! Fiquei com vontade de ler! Eu queroooooo!!!

Tiago Mendes disse...

Fiquei interessado, até porque embora goste da civilização egípcia, nunca li nenhum romance histórico sobre ela. :)

Boa semana!

Jacqueline' disse...

Branca de Neve, Carla e Tiago, só o posso aconselhar.

N. Martins, obrigada.

Ana C. Nunes, que eu me lembre, este é o primeiro livro que leio sobre uma personalidade famosa do Egipto, embora tenha devorado muitíssimos livros sobre as lendas e mitologia egípcias.

Jojo disse...

Eu adoro a civilização egípcia!
Ramsés, o Grande e Cleópatra são dois dos meus soberanos preferidos.
Estes livros de Margaret George já me tinham chamado à atenção. Vi um pack na livraria mas como não tinha opiniões sobre eles, não arrisquei. Vejo agora que são um bom investimento.

Bjinhos Jacqueline*

Jacqueline' disse...

Jojo, não li os outros dois volumes (espero lê-los em breve), mas a minha opinião é, sem dúvida, positiva.

Raquel disse...

O Egipto fascina-me. E já estive várias vezes com vontade de comprar o livro, mas vou sempre adiando! A tua opinião deixou-me mesmo com vontade de o comprar! :D
Também tenho um blog de opiniões de livros, se quiserem dar uma vista de olhos http://kelaraparigadoslivros.blogspot.com/