domingo, 11 de outubro de 2009

O Leque Secreto, de Lisa See

Sinopse: Numa remota localidade chinesa do século XIX, assistimos ao desabrochar de uma das mais belas e inquietantes histórias de amizade. Numa sociedade em que as mulheres desempenham um papel de total submissão, resta-lhes a esperança de um bom casamento para minimizar o facto de serem raparigas – e uns pés delicados e sedutores podem garantir um futuro próspero. O primeiro passo é enfaixá-los com ligaduras para que mais tarde adquiram uma forma e tamanho perfeitos. Este é um momento de grande sofrimento que Lili terá de suportar com apenas sete anos, mas em breve conhece Flor de Neve, a jovem escolhida para ser a sua laotong – uma espécie de irmã de juramento – e estabelece-se entre elas uma ligação emocional que durará a vida inteira. Com o passar dos anos, as duas mantêm uma amizade profundamente sincera e cúmplice, trocando mensagens e poemas em nu shu – uma linguagem secreta feminina – inscritos num leque de seda. Mas um dia os laços de amor que sempre as uniram serão postos em causa…

A minha opinião: A sociedade chinesa sempre me fascinou. Sejam os seus caracteres, o facto de serem uma sociedade muitíssimo culta, inventora de numerosos inventos que utilizamos no dia-a-dia, a capacidade de adaptação dos seus habitantes, enfim. Sempre foi uma cultura que desejei conhecer. E graças a esta leitura, pude conhecer melhor a sua realidade e consolidar alguns dos meus conhecimentos.

Este foi um livro com uma história simples, mas que me agarrou do início até ao final. Foi extremamente interessante perceber e entrar nesta cultura, especificamente na dura vida das mulheres desta. Neste livro, acompanhamos Lírio, desde criança até viúva, passando pelo seu enfaixe de pés, à morte da sua família, ao abandono da sua casa natal e a relação que ela estabelece com a sua laotong (uma espécie de amiga-irmã que a acompanha durante toda a sua vida).

Graças à investigação junto do povo chinês por parte de Lisa See, podemos entender um pouco dos sentimentos destas mulheres e de como era viver numa sociedade tão injusta para elas. Adorei o facto de acompanharmos Lírio desde criança e ver como a sua perspectiva sobre a vida vai mudando. Esse foi um ponto forte por parte de Lisa See, pois além de conseguir transmitir para o papel os sentimentos da protagonista que vão mudando e bastante ao longo do tempo, podemos também ver a sua evolução enquanto pessoa.

Para mim, este foi um livro bastante difícil em termos emocionais e que me demorou um pouco de tempo a processar. Alguns relatos eram bastante cruéis, não só o enfaixe de pés, mas também a forma como eram vistas as mulheres. No entanto, outros eram muito profundos, como os relatos de irmãs de juramento e laotongs. Contudo, foi uma agradável surpresa, pois enriqueceu-me imenso e fiquei com uma enorme vontade de ler mais sobre a sociedade chinesa.

Não sendo uma obra-prima da literatura, foi uma leitura lindíssima, um livro que me disse muito e que certamente não deixará os leitores indiferentes à sua leitura.

Classificação : 8/10

11 comentários:

Rock In The Attic disse...

A cultura chinesa também sempre me despertou interesse. Este livro, pelas críticas que tenho lido, tem despertado a minha curiosidade. De certeza que o comprarei, quando o encontrar.

Lia Silva disse...

Também gostei muito deste livro. Não se consegue ficar indiferente às provações inerentes a esta cultura.
Beijinhos

Jojo disse...

Olá!
Realmente a cultura chinesa é fascinante talvez por ser tão distinta da nossa. Não conhecia o livro. Lá vai mais um para a lista.

Bjinhos Jacqueline*

Tiago Mendes disse...

Com esta crítica despertaste-me um pouco o apetite. Relatos fortes em termos emocionais fazem o meu género. :)

Tiago

Isabel Maia disse...

De Lisa See já li "O Pavilhão das Peónias" e gostei muito. Quanto a este livro, já li várias opiniões positivas e estou curiosa em relação a ele. O facto de ter um fascínio por culturas orientais também ajuda.

Boas leituras :)

La Sorcière disse...

Não li ainda, mas fiquei curiosa e encantada com sua resenha :)
Bj

Jacqueline' disse...

Fico contente por ver tantos interessados na cultura chinesa!

Homem do Leme, por acaso não li muitas críticas sobre este livro, mas de certeza que irás gostar :)

Lia, eu não diria melhor.

Jojo, a blogsfera faz-nos estas coisas. Concordo contigo, penso que a diferença entre culturas é o que enriquece o mundo :)

Tiago, muito francamente, não sei se gostarás deste livro, no entanto, se gostas de livros fortes emocionalmente, posso perfeitamente surpreender-me ;)

Isabel, não conhecia esse livro... Obrigada pela sugestão :) Fico à espera então da tua opinião...

La Sorcière, obrigada :)

Lia Silva disse...

Ainda não li 'O Pavilhão das Peónias', mas fica registado.

Já agora, tens dois selinhos para ti no meu blog

Beijinhos

flicka disse...

Também li esse, aqui está a minha opinião: http://viagemnasleituras.blogspot.com/search/label/Lisa%20See

É de facto uma história enriquecedora e lindissima... Gostei muito de ler a tua opinião.

Anónimo disse...

eu acabei á pouco de ler este livro e adorei...
é fascinante ver esta história desabruchar e os costumes da cultura chinesa

Jacqueline' disse...

Lia, esse é um livro que vou ler em breve, visto que apesar de só ter lido dois livros dela, apaixonei-me pelas suas belíssimas histórias.

Filcka, obrigada. Já passei pelo teu cantinho e também gostei muito do que escreveste.

Anónimo :) , se gostaste deste, certamente gostarás dos outros da autora. A cultura chinesa é sempre magnificamente explorada.