segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Eva Ibbotson

Eva Ibbotson é uma escritora com vários títulos publicados na colecção Estrela do Mar.
Actualmente, são 4. As Duas Feiticeiras, O Segredo da Plataforma 13, Viagem ao Paraíso Verde e O Grande Mago do Norte. Apenas não li o último e posso afirmar que a autora é uma escritora de livros infanto-juvenis nata.

Eva Ibbotson tem uma escrita cativante, que certamente agradará ao público mais jovem. (Eu própria li os primeiros 2 que referi, em idade de os ler, e gostei bastante, tanto que ainda me lembro relativamente bem da história).

São livros de tamanho médio, e aconselhadíssimos a idades compreendidas entre os 7/11 anos. Em As Duas Feiticeiras e O Segredo da Plataforma 13, temos o género da fantasia, como já habitual na Estrela do Mar. Duas histórias curtas, mas bastante imaginativas. O Segredo da Plataforma 13 aborda o tema de uma passagem secreta de um mundo para outro numa estação de metro, onde se vai desenrolar a busca do príncipe do outro reino. Apesar de haver fantasia, há sempre um pouco de aventura, o que enriquece e bastante a narrativa.

Viagem ao Paraíso Verde fala sobre uma rapariga que vai para o Brasil, que contacta com os índios, e se envolve numa aventura com um mestiço. Neste livro, o género é mais aventura, mas também é bastante interessante, pois tem uma espécie de mistério, ao mesmo tempo que tem descrições lindíssimas do paraíso verde que é, nem mais nem menos, a Amazónia.

Esta é também uma excelente escritora para oferecer aos mais novos, pois combina fantasia, mistério e aventura. Uma excelente mistura para os nossos pequenos leitores!


1 comentário:

La Sorcière disse...

Que interessante sugestão Jacqueline!
Meu filho tem 9 anos e é difícil encontrar alguma coisa realmente bacana para ele!
Resta saber se foram publicados aqui no Brasil!
Bj