domingo, 6 de setembro de 2009

Amanhecer, de Stephenie Meyer

[Esta Crítica é da Papillon]

Sinopse:
- Não tenhas medo - murmurei. - Pertencemos um ao outros.

De repente, senti-me esmagada pela realidade das minhas próprias palavras.
O momento era tão perfeito e verdadeiro, que não havia forma de o negar.
Os braços dele rodearam-me, apertando-me contra si...

Uma corrente eléctrica pareceu percorrer cada extremidade dos meus nervos.
- Para sempre - confirmou ele.

A minha opinião
: Espantoso e de cortar a respiração Amanhecer é o final anunciado da Saga Luz e Escuridão. Após uma reviravolta na colecção, com a publicação de excertos de Midnight Sun (o suposto quinto livro da Saga) a escritora Stephenie Meyer decide encerrar a tão famosa colecção com um final que nos deixa a todos em suspence e à espera de mais. Isabella Swan, a tímida e reservada adolescente que namora com o tão perfeito vampiro Edward Cullen, anuncia finalmente o noivado. O casamento, a lua-de-mel e o descanso dão origem à mais surpreendente notícia; Bella está grávida.
Tudo muda, o presente e o futuro vão se aliar mais que nunca. Ninguém aceita a gravidez de Bella, nem mesmo o seu melhor amigo, um lobo, Jacob Black, que já com o coração partido, devido à decisão de Bells, em ficar com Edward e tornar-se uma vampira, decide ajudá-la. Com a meticulosidade de Meyer, que decide dividir este livro em três partes, dando-nos assim a possibilidade de visualizar-mos diferentes pontos de vista da mesma história, este é um livro absolutamente sensacional para todos os amantes de vampiros e de uma bela história de amor, em que o final acaba com um " e viveram felizes para sempre".

*****


Apesar do polémico final e do desagrado geral por parte de muitas fãns, na minha opinião este é um livro magnifico, que emociona a cada detalhe e surprende a cada página. Amanhecer revela a inteligência de Meyer, em deixar todos os fãns com expectativas de uma continuação, não anunciada, e de um final surpreendente que deixa água na boca. Aconcelho a todas as pessoas de diferentes idades a devorar esta colecção desde o ínicio ao fim.
1º livro- Crepúsculo
2º livro- Lua nova
3º livro- Eclipse
4º livro- Amanhecer

Classificação: 9/10

8 comentários:

Sara Inês disse...

Eu adorei o livro. Para mim, os melhores da serie foram o primeiro e o último!

Acho que muita gente não gostou porque, como dizer, não houve tanta acção como nos outros (onde existiam guerras entre vampiros e tal) e aqui, foi mais pacifico.

Eu adorei. Acho que a parte onde a Bella teve a Renesmee foi muito forte, muito bem conseguida pela Steph. Gostei também das certezas da Bella, de amar o Edward neste livro, antes, ela estava sempre cheia de dúvidas. O Jacob, pronto, apesar de me irritar, subiu uns pontinhos (pequeninos =D) na minha consideração!

Agora, adorava ler o Midnigh Sun completo...

Patrícia Cálão disse...

Eu acho que este livro foi muito bem conseguido. Uma caixinha de surpresas :D Não tinha previsto nada do que aconteceu no livro :D (excepto o casamento da Bella com o Edward). Foi uma despedida muito boa.

Estou a com a Sara Inês :P Este e o 1º livro são os meus preferidos.

Tens dois selinhos à tua espera no meu blog ;)

Jojo disse...

Oi!
Não posso dizer que este seja um dos meus favoritos da saga. Ao menos neste livro, Bella finalmente decidiu-se e tornou-se mais matura e gostei muito da Reneesmee. Mas os meus favoritos continuam a ser o primeiro e o segundo.
Também não sou daquelas que criticam sem piedade o Amanhecer. Alguns dizem que o confronto com os Volturi devia ser mais violento... que o aconteceu com o Jacob e a Nessie foi despropositado. Também não é preciso exagerar!
Simplesmente o Amanhecer não me "encheu as medidas". Mas devo dizer se Stephanie publicasse um novo livro da Saga eu corria a lê-lo.

Bjokinha***

La Sorcière disse...

Olá querida!
Gostei demais de Crepúsculo.....mas não posso dizer o mesmo dos outros livros da série. Acho que este foi o pior de todos....detestei ver Edward uma sombra de Bella neste livro, detestei ver o mundo girar em torno dela...
Mas concordo com o que Jojo escreveu acima, apesar de tudo, se Stephenie escrevesse outro livro, ainda assim eu leria, sem sombra de dúvidas!!
Bj

Papillon disse...

Caras leitoras fico bastante contente que pessoas como a Sara Inês e a Laenaly partilhem a mesma opinião que eu :D
Em relação à Jojo e à La Sorcière, compreendo o vosso ponto de vista, para ser franca sou uma eterna amante da Saga Luz e Escuridão, para mim todos os livros têm o seu toque e encanto. Amanhecer superou todos, penso que também devido à quantidade de acção e de acontecimentos inesperados.
Concordo com a La Sorcière em relação ao facto de o livro girar todo em torno da Bella, concordo também com a Jojo no facto em que Bells se tornou mais matura e mais adulta.
Muitíssimo obrigada pelas críticas, é sempre refrescante ouvir opiniões dos leitores e visitantes do nosso blog:D
Beijinhos**
Excelentes leituras:D

Jacqueline' disse...

Não concordo nada contigo. Papillon, de facto, para mim, a saga descambou logo a partir de eclipse. Achei o livro demasiado parado, com muita palha. Para mim, foi-me muito pensoso lê-lo.

Diana Barbosa disse...

Tens 2 selinhos para ti no meu blog. Passa por lá :D

http://refugio-dos-livros.blogspot.com

Sofia disse...

Este e o primeiro também são os meus preferidos! Gostei muito da introdução da Renesmée, gosto muito da personalidade dela, só tive pena de vermos tanto tempo de um comportamento tão abatido da parte do Edward. Mesmo assim, gostei muito do final, acho que assim fez justiça à saga. =)