quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O Monte dos Vendavais, Emily Brontë

Sinopse: O seu único romance, Wuthering Heights ( O Monte dos vendavais), publicado um ano antes da sua morte em 1848, com trinta anos de idade, permanece talve como a obra original mais intensa de língua inglesa. Nele relata Emily Brontë a saga da paixão desmedida entre Catherine Earnshaw e o rebelde Heathcliff, fazendo-o com tal verdade, imaginação e intensidade emocional, que uma simples historieta passada nos brejos de Yorkshire adquire a profundidade e a simplicidade da tragédia.

A minha opinião: Este é um clássico diferente. Esta obra destacou-se das outras por uma única razão. Esta história não é simplesmente uma história de amor não correspondido, de pais que proíbem as filhas de se casar com aqueles que amam etc. ect. O monte dos vendavais explora a própria natureza humana, e não apenas o seu lado bom. Um excelente enredo, com um leque diversificado de personagens, afectadas pelos malévolos planos de Heathcliff, uma personagem que eu achei muito bem conseguida, pois apesar de se mostrar como um demónio, é na verdade muito inteligente. Uma personagem que permitiu ao máximo a Emily Brontë explorar o lado obscuro da personalidade humana, sem a tornar demasiado irreal.

A história é nos contada por Nelly, a governanta do Monte dos Vendavais e da Granja dos Tordos, que é alugada pelo recém-chegado, Mr Lockwood. Para mim, ele foi como que a personificação dos leitores, pois “aterra” ali desconhecendo a obscura história do local e de quem o habita, mas com uma enorme curiosidade para a saber. Penso que escolher a governanta foi uma excelente escolha da parte de Emily Brontë para nos contar a história, pois apesar de não ser a personagem principal, tinha uma boa relação com todas elas, incluindo Heathcliff, e uma maneira de contar a história de que eu gostei bastante.

Tudo começa quando Mr.Earnshaw acolhe na sua casa um rapaz que encontrou em Liverpool. Este rapaz, Heathcliff, acaba por apaixonar-se por Catherine, a filha de Mr. Earnshaw. Mas esta não é simplesmente a história deles. É também a história daqueles que, de alguma forma, viram a sua vida mudada por causa da acção de Mr. Earnshaw, e muitos foram aqueles que sofreram pela mesma.

Este livro tem também uma particularidade muito interessante, que é o facto de transpor gerações. São retratadas três, a de Mr.Earnshaw, a da filha, Catherine Earnshaw e a da neta, Catherine Linton. Esta particularidade permite ao leitor ver o crescimento de cada personagem e perceber várias acções e características da mesma, além da influência que uma acção teve nas gerações futuras.

A minha edição era a original de Emily Brontë, no entanto incluía o prefácio da edição melhorada pela irmã, Charlotte Brontë. Esta edição melhorada consistia na correcção de erros de impressão da edição anterior, reorganização dos parágrafos, alteração da pontuação e às vezes do próprio texto. Pessoalmente, penso que se excedeu no último ponto. No que toca a pontuação e parágrafos, não achei, e apesar de não ser muito culta na área, que estivesse fora do normal, pois não foi uma leitura difícil nesse aspecto. No que tocou à escrita de Emily Brontë, gostei bastante, pois dava espaço para a imaginação ao mesmo tempo que descrevia bem os espaços.

Um excelente clássico da literatura, que aconselho vivamente a todos os que apreciam uma boa história.

Classificação: 9/10 - Excelente

6 comentários:

Jojo disse...

Olá!
Gostei muito da vossa Cozinha de Letras...
E vou passar a seguir-vos...

Quanto ao Monte dos Vendavais ainda não li com muita pena minha. Das irmãs Brontë, só li Jane Eyre da Charlotte que adorei. Mas, estou desejosa de ler este da Emily.

Boas Leituras!

Jacqueline' disse...

Obrigada Jojo! Lê, pois tenho a certeza que irás gostar. Quanto ao Jane Eyre, penso lê-lo brevemente...

Jojo disse...

Jacqueline, vim agradecer a dica. Li este livro há pouco tempo. Tornou-se num dos meus favoritos.

Bjinhos*

Anónimo disse...

Adoro simplesmente este livro!! Li-o o verão passado! e desde aí tornou-se um dos meus favoritos e crio-me um fascínio pelos clássicos!!

Aconselho Vivamente!!

Beijos
Marina Ricardo
marinaricardo_hp@hotmail.com

Jacqueline' disse...

Jojo, de nada. Ainda bem que gostaste!

Marina e Jojo, é de facto um livro muito bom e figura merecidamente na minha lista de livros preferidos.

Sofia disse...

Acabei de ler este livro e fiquei absolutamente encantada! =) Entrou também para a minha lista de favoritos.