sábado, 22 de agosto de 2009

Ciclo Terramar, Ursula K. Le Guin

Vi esta autora já não sei bem onde, e como me chamou a atenção, aproveitei e li os que ela tem publicados na colecção Estrela do Mar:



Sinopse: ( O Feiticeiro e a Sombra) Numa terra longínqua chamada Terramar vive o maior de todos os arquimagos. O seu nome é Gued, mas há muito tempo atrás, ele era um jovem chamado Gavião, um ser estranho, irrequieto e sedento de poder e sabedoria, que se tornou aprendiz de feiticeiro. Neste livro conta-se a história da sua iniciação no mundo da magia e dos desafios que teve que superar depois de ter profanado antigos segredos e libertado uma negra e pérfida sombra sobre o mundo. Aprendeu a usar as palavras que libertavam poder mágico, domou um dragão de tempos imemoriais e teve que atravessar perigos de morte para manter o equilíbrio de Terramar. No meio de um suspense quase insustentável, de encontros místicos, de amizades inquebrantáveis, de sábios poderosos e de forças tenebrosas do reino das trevas e da morte, Gued não pode vacilar, qualquer fraqueza sua fará perigar o equilíbrio que sustenta o mundo… e a sombra maléfica que ele libertou, gélida e silenciosa, só está à espera desse momento para devastar, com as suas asas negras, o mundo inteiro. O Ciclo de Terramar é uma admirável tetralogia, por muitos comparada a clássicos como «Narnia» de C.S. Lewis ou «O Senhor dos Anéis» de J.R.R. Tolkien. Esta magnífica saga, que se tornou numa obra de referência no vastíssimo percurso literário desta escritora norte-americana, tem início com «O Feiticeiro e a Sombra». O universo de Terramar, simultaneamente tão semelhante e diferente do nosso, é, sem dúvida, uma das maiores criações da literatura fantástica, e o poder misterioso e mágico que emana da narrativa, a sensibilidade que ilumina os momentos de profunda sabedoria, a intensidade das personagens, o estilo elegante e cristalino conquistam-nos de imediato e rapidamente nos arrebata para os meandros dos seus reinos imaginários.

A minha opinião:
Esta foi uma das surpresas desta colecção. Não achei o livro nada infantil, até bastante juvenil. Quando os comecei a ler, achei que tinham alguns dos ingredientes de Eragon, (os nomes verdadeiros das pessoas, que até agora pensava que era invenção de Paolini, ignorância minha) e d' O Círculo da Magia de Debra Doyle e James MacDonald. Ursula K Le Guin, tem de facto um dom para histórias de fantasia. O mundo criado por ela é de facto impressionante. Não me admiro que tenha escrito desde 1968 (ano da publicação d' O Feiticeiro e a Sombra) até 2001 histórias sobre este ciclo. Uma coisa que reparei é que lendo-os de seguida poderia cansar, mas não, a história e bastante cativante, pelo que não tive quaisquer problemas em lê-la de seguida. Na realidade tenho pena que não tenham traduzido o que ela publicou em 2001... Os primeiros 3 livros falam do Feito de Gued. A sua ascenção desde um pastor até ao Arquimago de Terramar. No entanto, cada livro fala de um episódio diferente da sua vida. Não posso falar muito mais, se não entraria em spoilers... Para aqueles que gostam do fantástico, esta é um bom ciclo para ler. Vou ficar de olho nesta escritora. Um ciclo aconselhado. Deixo aqui uma passagem constante nos livros: «Só no silêncio a palavra, só na escuridão a luz, só na morte a vida: nítido o voo do falcão no céu vazio.» (Depois de ler o livro tem ainda mais significado...)

Classificação: 8/10 (apenas do ciclo, não individual) - Muito Bom

5 comentários:

La Sorcière disse...

Ahhhh que resenha mais interessante! Gosto muito de histórias de fantasia, mas confesso que há muito não as leio. Comprei a série Eragon para meu filho, contando que depois, eu também vou ler!
Bj =D

Jojo disse...

Olá!
Aqui há uns tempos vi um filme com título EarthSea. Estava longe de imaginar que era baseado em livros. Graças ao teu post agora vou procurá-los.

Bjokinha**
Boas leituras!!!

Renata disse...

olá!!!!

Adorei essa resanha...adoro livros sobre fantasia e magia...com certeza fará parte da minha já imensa lista...obrigada pela visita ao meu blog, já virei uma seguidora do seu

beijos

Jacqueline' disse...

La Sorcière, eu sou uma fã de livros de fantasia, pelo que verás aqui muitas sugestões deste género. Já agora, Eragon é um bom livro para começar...

Jojo, nem sequer sabia que existia um filme, mas certamente irás gostar dos livros...

Renata, obrigada!

skox disse...

Pessoal, sabiam q existe uma animacao japonesa de 2006 nomeada "Contos de Terramar" basaeada nestes livros de Ursula e que foi produzida e dirigida por Goro Miyazaki ???

tchau e aproveitem esta dica, pessoal ...